Nome da empresa

Histórico

Caixa de texto: “...A imortalidade
 é a luz da vida,
como este
brilhante sol
é a luz da natureza...”

Camille Flammarion
(Discurso pronunciado no túmulo de Allan Kardec)
Obras Póstumas
Ed. LAKE

                 Um pequeno grupo de pessoas, interessadas no estudo da Doutrina Espírita, passou a reuni-se à noite, na residência do casal José de Souza Ramos (Zequinha Ramos) e Dagmar de Melo Ramos. Comentários do Evangelho Segundo o Espiritismo, pesquisas e estudos acerca da mediunidade, da reencarnação, análise das mensagens recebidas pela psicografia (nessa época os jovens René Ramos, Dirce Ramos e Francisca Martins de Oliveira exercitavam a psicografia); e um ciclo de estudo das obras de André Luiz. Desse pequeno núcleo partiu a ideia de conseguir-se  a sede própria, constituindo, assim, uma instituição espírita, a 3ª de nossa cidade. Coube aos mentores espirituais Antonio de Oliveira Campos e Francisco Caixeta a orientação, o estímulo à agremiação.

             O confrade Joaquim Horácio ofereceu o terreno para a construção do prédio, neste mesmo local onde hoje nos encontramos reunidos, tendo ocorrido apenas a ampliação e reforma, para atender a novas exigências das atividades surgidas no decorrer do tempo.

             Francisco Caixeta, homem simples, natural de Araxá, desencarnou na cidade de Conquista (próximo a Sacramento, terra de Eurípedes Barsanulfo). Caixeta, então desencarnado, se manifestava com frequência nas reuniões na casa dos Ramos. As comunicações a ele atribuídas, eram de elevado cunho moral e coerência doutrinária em suas orientações, o que resultou em consenso no grupo por toma-lo como mentor espiritual e homenageá-lo dando o seu nome ao Centro, que ora estava em formação.

             A ata de criação do Centro que levou o nome de Francisco Caixeta, numa homenagem ao mentor espiritual do grupo, datada de 1951, registra os nomes dos seus fundadores, oficialmente e espiritualmente responsáveis pela entidade.

             Nos arquivos do Centro Espírita Francisco Caixeta, encontram-se registradas das primeiras às últimas atividades desenvolvidas ao longo dos seus anos de serviços nos campos do estudo, da difusão doutrinária, bem como nas tarefas de assistências fraterna.

             Em 1951, ano de sua fundação, foi criada a Farmácia Homeopática, que durante mais de dez anos teve como receitista o médium Pedro Horácio Montandon, mais tarde substituído pela médium Maria de Lourdes Honorato. Desde o início, houve também a peregrinação (visita aos irmãos mais necessitados, levando-lhes roupas e alimentos). A linha de passes, a domicílio e as reuniões de desenvolvimento mediúnico, hoje de desobsessão.

             Em 1958, começou a distribuição de sopa, preparada e distribuída precariamente dentro do próprio Centro. Hoje contamos com a sede própria das Obras Assistenciais Francisco Caixeta criada em 1979, que abriga também outros Departamentos como a Campanha de Promoção Humana, Farmácia Fisioterápica, Campanha do Natal, bem como ali se realiza um Culto do Evangelho (às segundas-feiras) e a Evangelização da Criança (às quartas-feiras).

             O Centro Espírita Francisco Caixeta prossegue estudando, evangelizando a criança e o povo, difundindo Allan Kardec. Tem participado de eventos como A COMMETRIM - Confraternização das Mocidades e Madurezas Espíritas do Triângulo Mineiro - algumas vezes sediada por nossa cidade; do Programa Radiofônico “Entre a Terra e o Céu” - fundado por Johnny Nolli em 1959; responsabilizando-se pela Banca do Livro Espírita “Chico Xavier” a partir da década de 80; criada em 1991 o Clube das Mães - que oferece assistência às gestantes - assistência médica e material (cerca de 30 enxovaizinhos para recém nascidos, por mês) e acompanhamento médico aos bebês até os 2 anos de idade. Cumpre-nos citar a Biblioteca Irmã Inês, que mantêm em circulação mais de 500 livros espíritas (de estudo, romances e apostilas para auxílio na elaboração de palestras). A Farmácia Urciano José Ribeiro teve suas atividades, de distribuição de medicamentos fisioterápicos, no Francisco Caixeta, 3 vezes por semana em aproximadamente 8 anos.

             O Centro mantêm, desde 1995, o Salão de Costura Arisa Rodrigues de oliveira.

             Sob a égide do Cristo, o Centro Espírita Francisco Caixeta tem procurado  implantar no coração de quantos o freqüentam: o amor ao estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, das obras de Allan Kardec e as subsidiárias, em reuniões públicas às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos. Nas terças e quintas são realizados os trabalhos de desobsessão. Durante o fim de semana há estudo dirigido da doutrina, bem como grupos de estudos e a mocidade.

             Graças à proteção do Alto e a colaboração dos companheiros da Casa, o Francisco Caixeta comemora mais de meio século de trabalho e, principalmente, usufruindo a confiança com que somos distinguidos pelos bons Espíritos.

 

Francisca Martins de Oliveira

1ªsecretária da 1ªdiretoria -1951

Caixa de texto: NOSSA HOMENAGEM
aos fundadores do
Centro Espírita
Francisco Caixeta

José de Souza Ramos (desencarnado)
Dagmar de Melo Ramos
(desencarnada)
João Firminio Chaves
(desencarnado)
Joaquim Horácio Montandon
(desencarnado)
Joaquim Geraldo Filho
(desencarnado)
Dulcinéia de Souza Ramos
Francisca Martins de Oliveira

Estes os confrades que assinaram a ata de criação do Centro Espírita 
Francisco Caixeta

E outros companheiros, cujos nomes não citamos para não incorremos em omissão.
Caixa de texto: 1951

1ªDiretoria

Presidente
Dulcinéia de Souza Ramos
Vice Presidente
João Firminio Chaves
1ªSecretária
Francisca Martins de Oliveira
2ªSecretária
Dalcy Borges
Tesoureiro
Joaquim Horácio Montandon
Caixa de texto: Outros Presidentes
Delacir de Melo Ramos
José Maria de Castro
Anísio Roberto da Silva
José Eduardo de Medeiros
José Maria Sabino
Francisca Martins de Oliveira
Gustavo Martins Filho
Francisca Martins de Oliveira
Gustavo Martins Filho
Francisca Martins de Oliveira
Mário Gomes da Silva
Carlos Humberto Martins
Maria de Fátima Oliveira Leite
Lívia Cristina Martins
Stela Maris Cardoso Caixeta
Caixa de texto: FOI FUNDADO EM 1951 
O CENTRO ESPÍRITA 
FRANCISCO CAIXETA 
Caixa de texto: O CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO CAIXETA FOI A 3ª CASA ESPÍRITA
FUNDADA EM ARAXÁ-MG

Francisco Caixeta